fotógrafo casamento
Erros e lições

O que fazer quando o fotógrafo frustra seu sonho?

De cara, ninguém entendeu bem quando a Gisele Manjurma e o Geison Schmidt entregaram o convite de uma segunda celebração de casamento, apenas 10 meses depois da super festa em comemoração a união do casal.

Tivemos que ouvir coisas como “Ué, vão casar de novo?”, “Tá sobrando dinheiro?”, “Vão dar festa pros outros, é?”, “Vão vestir de noivos todo ano agora, é?”, “Vixi, isso é que é gostar de casar”… e por aí vai. 

Mas, na verdade, a realização de uma segunda festa, depois de tão pouco tempo da primeira, não nasceu lindamente do sonho super romântico de uma noiva. Digamos que a motivação maior envolveu um verdadeiro pesadelo.

Na primeira celebração, em setembro de 2014, a chuva não deu trégua durante a maior parte do dia e a noiva se via afogada em desespero, já que a cerimônia iria ser ao ar livre. Gisele mal aproveitou o dia da noiva, feito juntamente com o noivo. Apenas minutos antes do casamento, o sol deu o ar da graça. (Leia também nosso post emocionante sobre chuva e fé. Aqui!)

Tudo certo, então? Infelizmente a tensão continuou durante a festa. Antes fosse só em relação à chuva. O pânico agora veio por conta da equipe de fotografia e filmagem.

fotografo casamento

Notamos que havia menos fotógrafos do que ficou acertado com a empresa de imagens e que os cinegrafistas pareciam desaparecer em vários momentos da festa. Meu marido e eu ficávamos desesperados atrás da fotógrafa e dos cinegrafistas para conseguirmos registros dos nossos convidados que já estavam indo embora. Mas enquanto a sua festa de casamento está acontecendo, você acredita que no final da noite vai dar tudo certo e que nada será perdido.

Para tristeza da Gisele e do Geison, as coisas não terminaram bem. Depois do casamento, os prazos para a entrega das fotos foram se esgotando e o casal foi informado (nunca oficialmente) que a empresa de fotografia tinha PERDIDO o material da celebração.  😯 

Você leu direito. É “perdido” mesmo! Pouquíssimas fotos foram salvas. Agora me expliquem como uma equipe de profissionais faz isso com o momento mais mágico de um casal? Fiquei indignada ó.  😡 

Além disso, a filmagem também deixou a desejar. Ou seja, os registros do casamento praticamente não existiram. Eu tenho vontade de chorar só ao escrever isso. Nem sei bem o que faria.

A Gisele, por sua vez, não se rendeu à frustração eterna.

fotografo casamento

Em junho de 2015, resolvemos que era hora de parar de chorar pelo que havia sido perdido, afinal, estávamos vivos, juntos e batalhando. E resolvemos renovar os nossos votos em uma cerimônia de Bodas de Papel para tentarmos produzir novas lembranças. Contratamos fotografia, filmagem, decoração, bufffet, mesa de doces, bolo, alugamos um espaço legal com piscina, minha prima fez o vestido, meu primo tocou, minha sobrinha cantou…enfim: fizemos uma nova festa, com uma nova proposta e com bem menos convidados. Digamos que a festa foi para um quarto dos convidados que estiveram presente no casamento. O orçamento estava mais curto e queríamos algo mais simples e íntimo.

fotografo casamento

Acredita que a danada da chuva apareceu de novo?! Mas a cerimônia foi transferida pra dentro da igreja e não faltaram registros desse dia especial.

Muita gente se emocionou e não economizou os clicks com os celulares e câmeras de bolso. Minutos depois já estavam nos enviando… Ninguém quis correr o risco de nos deixar sem registros de novo. E apesar do mau tempo, foi um dia incrível. Minhas três melhores amigas foram minhas damas de honra, uma delas estava em Paris na época do casamento e pode estar presente nas Bodas de Papel.

fotofrafo casamento

Não é preciso dizer a quem vai casar que o fotógrafo é um dos fornecedores principais e deve-se contratá-lo depois de pesquisar MUITO. Se com todo cuidado do mundo, você ainda pode se frustrar –  como aconteceu com a Gisele – imagine se fechar com o primeiro fotógrafo de casamento legalzinho que aparecer. Não queira o baratinho, o amiguinho, o priminho…É a eternização do seu dia que está em jogo! Leia todo o contrato e modifique-o se necessário.

Update 26/12:  O vídeo do casal, das Bodas de Papel, ficou pronto e uma delícia de se ver.

*Fotos do segundo casamento: Encantare PhotoWedding
*Gisele está processando a primeira empresa de fotografia e por isso preferimos não citá-la aqui.

Tem histórias de casamento interessantes, erros e lições em relação à festa, situações emocionantes, hilárias? Escreve pra mim!  😉


Previous Post Next Post

You Might Also Like

17 Comments

  • Reply Ana novembro 3, 2016 at 2:43 pm

    Casei em julho de 2016, tudo pago com muito esforço e fotografia era o item mais importante das prioridades e foi a minha maior decepção. Contratamos, dois fotógrafos para ter mais ângulos e confiando no profissional que é nosso amigo, mas foi pura decepção: fotos mal enquadradas, momentos importantes não registrados, poucas fotos e várias repetidas. Não achando pouco, ainda recebi as fotos por um link na Internet (não firemos album. Pro fotógrafo é mais um “trabalho” para postar no Facebook, agora pra mim é o meu casamento, esse dia nunca mais voltar e só fica a decepção. …

    • Reply Kamilla Ladeira novembro 21, 2016 at 12:02 pm

      Poxa, Ana! É muita decepção mesmo. Eu não entendo como esses ‘profissionais’ conseguem dormir tranquilos, sabendo que acabaram com o sonho de uma noiva. Muito triste! Um abraço bem forte pra você. Bjs

  • Reply O preço baixo pode significar dor de cabeça alta, e um sonho jogado no lixo. | Studio Fábio Gonçalves outubro 13, 2016 at 4:51 pm

    […] Veja a história completa: http://causosdenoiva.com.br/fotografo-no-casamento/‘ […]

  • Reply Tamiris agosto 24, 2016 at 9:59 am

    O meu Fotografo (se posso chama-lo assim) perdeu meu Makinoff e a filmagem esta ridícula nem posso chamar de filmagem, Não entregou meu album faz 6 meses que eu casei. Eu sou prova de que o barato sempre sai caro.
    Depois de ler este post estou pensando em renovar os votos em um mini wedding, estou cansada de chorar tentando lembrar como seria estas fotos, para ele não é tão grave perder só um makinoff, mas para uma noiva sabe que não vai voltar o dia mais importante da vida.

    • Reply Kamilla Ladeira setembro 1, 2016 at 3:32 pm

      Poxa, Tamiris. É muito triste mesmo! Pensa mesmo na ideia de renovar os votos e fazer algo pra passar por cima dessa história ruim. Não deixe isso consumir sua alegria. Sinta-se abraçada, querida! Um beijão.

  • Reply Bianca Ramos abril 27, 2016 at 3:21 pm

    Oi Kamilla, sou fotografa de casamentos na Grécia. Vou fotografar um agora em maio. Tem muitas histórias boas das minhas noivas loucas com medo de alguma coisa dar errado! Me eu tb tenho mt a contar sobre a preparação e minha gisntesca responsabilidade de sair da Inglaterra pra Grécia fotografar. Já perdi avião, dormi em aeroporto, caí de burrinho em Santirini!!

    • Reply Kamilla Ladeira julho 13, 2016 at 3:43 pm

      Bianca, quero saber muito sobre essas noivas!!! Vou escrever pra vc!

  • Reply Rosi abril 26, 2016 at 6:39 pm

    O barato sai caro. Fotografia e cinema por 2.500,00 é impossível! Zero lucro pro profissional e garantia nenhuma pro cliente.

  • Reply Katia Farias abril 26, 2016 at 4:56 pm

    A fotografia é uma das partes mais importantes de um casamento ou qualquer outra data relevante que se deseje eternizar. O problema é que como em qualquer outro trabalho de qualidade, tem um custo sim. É importante que as pessoas pesquisem bem os profissionais antes de contrata-los. Verifiquem o material apresentado, o “olhar”, o reconhecimento dos clientes e não fiquem apenas procurando precinho.. no fim das contas o barato sempre sai caro! Que bom que este casal pode refazer a cerimônia para ter este lindo registro, mas quantos outros não puderam. Não precisa ser o profissional mais careiro não, mas tem que ser profissional.. e isso da pra verificar pesquisando com atenção! 😉

  • Reply Silvio Pinto abril 26, 2016 at 3:42 pm

    Boa tarde… Chamo-me Sílvio Pinto sou gerente de uma empresa de audio visual e fotografia “Reticências Produções” …
    Infelizmente cada vez mais encontramos bons profissionais mas também cada vez mais encontramos fracos profissionais! Eles não se lembram que é um dia inesquecível e marcante para o resto das suas vidas e o que fica são mesmo as fotos e o video… Muitos profissionais só querem é apanhar o dinheiro e depois não são profissionais no dia nem se preocupam em captar todos os momentos.

    Relativamente ás fotos perdidas … parece impossível, mas pode acontecer!! Uma vez tive um casamento em registei 4000 fotos e 5 horas de video… cheguei ao estúdio, fiz uma copia de segurança… tudo ok!! acontece que quando vou verificar os ficheiros estavam todos corrompidos… o leitor de cartões estava avariado a ao passar as fotos e os vídeos danificou-me praticamente tudo!!

    A minha sorte foi que comprei um programa de recuperação de dados e deu para resolver tudo… recuperei toda a informação porque doi conta do sucedido um ou dois dias depois caso contrario perdia tudo!! Isto para dizer que as coisas acontecem quando menos esperamos infelizmente.

  • Reply José Mário abril 26, 2016 at 2:54 pm

    No meu blog postei uma história que presenciamos em 2013:
    http://www.studiomariosbros.com/blog/casamento-igreja-so-vicente-de-paulo

  • Reply Camilla Ribeiro novembro 15, 2015 at 1:34 am

    A minha irmã e cunhado irão completar cinco anos de casados, e o fotógrafo “profissional” simplesmente também PERDEU TUDO!
    Pense num ódio!!!!!
    Ralamos tanto para conseguir realizar o tão Sonhado momento deles e simplesmente o incompetente faz uma dessas!!
    A vontade deles, minha e da mina mãe seria uma nova festa, mas infelizmente não conseguimos realizar….
    Mas sei que um dia dará certo e eles terão as lindas fotos que sempre quiseram!!!
    #umdiadarácerto

    • Reply Kamilla Ladeira dezembro 17, 2015 at 7:58 pm

      Certeza! Dará certo e o que nos consola também é que casamento é muito mais que isso, né?! Um beijão e brigada por passar por aqui.

  • Reply Patrícia R. Cavalcante novembro 13, 2015 at 12:51 pm

    Gente, mas que vontade de na na cara dessa equipe irresponsável!!!! Que bom que depois eles conseguiram fazer um novo momento e com uma equipe profissional!! Esse é um momento que queremos eternizar, e não dá pra confiar em qualquer pecinha que aparece.

  • Reply Thiago Tavares novembro 13, 2015 at 12:14 pm

    Os registros do nosso casamento foram salvos por dois fatores: a empresa de filmagem foi espetacular (Fine Filmes) e uma das madrinhas pediu que eu deixasse minha câmera com ela, depois de uma liçãozinha básica de fotografia. rs. Com uma lente bem clara, ela registrou vários momentos super legais da festa.

    Com o fotógrafo oficial havia sido combinado que ele tirasse fotos de longe, dos convidados, com flash rebatido, caprichasse no preto e branco, pra dar aquele ar de “fotojornalismo” que queríamos, fotos sem pose, autênticas e naturais. Também queríamos um espaço onde os convidados pudessem tirar uma 3×4, pra produzirmos um quadro depois, ou enviar pra quem tivesse participado.

    Mas… o fotógrafo resolveu passar a maior parte da festa sentadão no sofá das 3×4, fotografando os convidados que se dispuseram a ir lá, enquanto deixou seu assistente com uma lente olho de peixe fotografando o salão. Cara, parece foto de boate. Já estamos casados ha 3 anos e ainda não me animei em terminar de escolher as fotos pro album.

    De quebra, na noite anterior à entrega das fotos, o cara publicou mais de 300 imagens abertas no facebook dele! Entrei em contato, tentando não “descascar” o cara, e ele retirou as fotos, uma vez que não tinham nada de especial, a não ser os FILTROS DE INSTAGRAM que ele aplicou em três ou quatro imagens.

    Ah, depois de alguns meses, no casamento de uma amiga nossa, ele tava lá. Cobrou um terço do que tinha cobrado da gente, isso porque o procuramos por ser um ex-colega de trabalho da minha mulher. Gente boa!!!

    A sorte foi termos cruzado com a competência da equipe de filmagem. Ficou sensacional, e foi menos custoso do que a fotografia, claro.

    • Reply Kamilla Ladeira novembro 13, 2015 at 12:23 pm

      Thiago, obrigada por passar aqui e deixar sua experiência. Que ela reforce o alerta a quem vai contratar o fotógrafo pro casamento. Aliviada ao saber que, apesar de tudo, você conseguiu salvar o registro do seu momento especial. Um super abraço pra você e sua senhora 🙂

  • Reply Mayra Monteiro novembro 13, 2015 at 7:21 am

    O fotógrafo nem apareceu no casamento da minha mãe. Tadinha! 😔 Não há nada de errado em pesquisar e querer o mais “baratinho”, já que a gente sabe que o “preço pra noiva” existe e é alto, mas concordo demais com vc, Kammys, pesquisar, pesquisar, pesquisar…

  • Leave a Reply